Um blog sobre as minhas aventuras na faculdade de psicologia

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Juntando as peças...


Gente, estou muito feliz! Com a ajuda de vocês eu consegui juntar as peças desse quebra-cabeça em formato de lembranças que a minha avó me enviou. O final da história que ela quis me contar diz respeito a diáspora de muitos docentes da UnB, incluindo muitos professores de Psicologia que idealizaram aquele curso tão inovador.

Depois de pesquisar um pouquinho e com a ajuda de vocês (Valeu, Kelly Freitas!) eu entendi que aquele recorte de jornal estava relacionado com esse período. Um pouco antes da intervenção militar na Universidade,  Keller e Sherman retornaram aos Estados Unidos, onde deram continuidade às ideias de ensino planejadas para o curso de Brasiília, de acordo com a contingências americanas.

O curso de introdução à Análise do Comportamento tão minuciosamente planejado não teve vida longa na UnB. A primeira parte do curso organizado (IAEC1) ocorreu por dois semestres e a segunda parte (IAEC2) apenas por um, antes que ocorresse a suspensão de todos os cursos. De qualquer forma, ele continuou a ser ministrado, de alguma maneira em diversos cursos de Psicologia que se organizaram por várias regiões do Brasil e servindo de modelo inclusive para outros cursos de graduação.

Como a Kelly já nos contou, houve a demissão de vários professores, incluindo Rodoplho Azzi, por motivos políticos. Muitos outros professores pediram demissão em apoio aos colegas e assim a grande maioria de docentes e monitores do curso de Psicologia seguiram caminhos diferentes, retornando às suas cidades de origem ou fundando novos núcleos pelo país.

Eu não sei direito como tudo aconteceu depois disso, mas sei que hoje temos muitos analistas do comportamento espalhados por todo o país, com contribuições nas mais diversas áreas. O presente da minha avó me inspirou a procurar entender o começo dessa história e graças a ajuda de vocês eu conheci melhor como as coisas aconteceram lá no comecinho de tudo.

Minha vó Laura disse que nos próximos dias eu vou receber mais alguma coisa pelo correio... Assim que eu souber do que se trata eu conto pra vocês!

Beijo da Rachel!

Nenhum comentário:

Postar um comentário